terça-feira, 13 de julho de 2010

75 - Como a Fénix!

.
Para abrir, aqui vai mais uma gaitada oferecida pelo F.Carvalho, presidente do quatro ÀS.

Nesta foto, o Armando põe o braço sobre o ombro do Juan. A fotografia tem tão má qualidade que só por respeito ao anfitrião (e por não haver outra), se publica. É o que faz pedir a colaboração de amadores e ainda por cima, depois do repasto!

Oh pa'eles a fazerem-se ao boneco!


Com o Cte. Carvalho, acriciando a juba do leão. Ou será leoa?

Abancados a uma das mesas.
Em primeiro plano, o minhoca também conhecido como o rato do deserto, João Isidoro "Palomas" da auto-lavagem com o mesmo nome. É lá que devem procurá-lo e ele agradece a visita. Em 2º plano podemos ver o presidente Carvalho e mulher.

Não há dúvidas, é mesmo leão!

Na "sala dos cornos"...

...e mais cornos!

Ou é impressão minha, ou o Vasco parece não estar muito confiante na amizade demonstrada pelo tareco do Armando.

A Isabel, muito grávida e o marido Vasco. Vasco de Famlicão..e!

O que eles gostam do gato ...

Duas velhas senhoras presentes no convívio.
Na sala das relíquias do Armando.

Aquela que ele diz ser a mais valiosa da sua colecção.

Outra velhas máquinas pertencent3es ao dono da casa.

E agora ... o meu velho, meu amigo , meu companheiro Land Rver.

Parece acabado de sair da linha de montagem!

Uma vista do alavancal, com a manette (preta) da overdrive em primeiro plano.
Uma vista do interior ...

... e outra em que se visualiza uma parte da carroceria.

Nem falta o dístico com as armas do concelho de Pombal.


Dizem os escritos que na Grécia antiga houve conhecimento de uma ave mitológica chamada Fénix possuidora de um dom extraordinário. No final de um ciclo de vida de muitos e muitos anos, imolava-se pelo fogo e renascia das próprias cinzas para uma nova vida.
Trta-se de uma alegoria que com as devidas ressalvas até poderia traduzir o que se passou com o meu velhinho Land Rover, série III de 1982 que, de um monte de sucata, se transfigurou num belo coche! Com a diferença de que não foi necessário deitar-lhe fogo para que voltasse a resplandecer como no dia em que o fui buscar ao stand. Ao fim de 17 meses em estaleiro, voltou ao activo, mais bonito do que antes. Melhor até, já que agora dispôe de uma overdrive que lhe confere mais velocidade para o mesmo número de rotações do motor e por conseguinte, menor ruído e um consumo mais moderado, que deverá situar-se à volta dos 8 litros por cada 100 Km. A cor é a original e quanto a mecânica está impec. Estou neste momento a arreá-lo para a próxima viagem que será eventualmente como as precedentes … sem destino.
A saída da oficina e apresentação à sociedade coincidiu com mais um comício em que participaram os amigos dos Automóveis Antigos de Pombal. Desta feita, o convívio teve lugar no Carvalhal, freguesia de S. Simão de Litém, no passado domingo 11/7 em casa do amigo e camarada Armando Guerra.
Compareceram os do costume e os habituais penduras, amigos dos convidados, como foi o caso da minha filhota Isabel e seu marido, o Vasco. Muita animação e comida à fartazana onde não faltou a sardinhada própria da época, as febras e lentriscas, os enchidos da casa e até um prato de coelho, ou seria lebre e porque não … gato? É que o nosso anfitrião foi e continua a ser um grande caçador, mas ao mesmo tempo, um malandro do piorio, capaz das maiores diabruras, autor de pêtas inimagináveis! Tendo vivido muitos anos na Costa do Marfim onde chegou a ser cônsul de Portugal, o Armando tem na sua residência um verdadeiro museu de caça grossa a que ele gosta de chamar “a casa dos cornos”. Ali exibe alguns dos muitos troféus conquistados, principalmente em África, cujos sertôes calcorreou no decurso de longos safaris de caça. Para que não haja dúvidas, devo acrescentar que a maioria destes troféus está autenticada com logotipo, data, categoria da medalha (ouro ou prata) e assinatura da entidade nacional (várias) que atribuiu o prémio. Para além de discípulo de Diana, o Guerra é também um notável coleccionador de motos e automóveis e antigos, possuindo um acervo que é um regalo para os amantes das máquinas de outros tempos.
Ao ti’Armando e família e em nome dos presentes, envio a expressão da maior gratidão e amizade.
Juan-jovi@sapo.pt

6 comentários:

  1. O verdadeiro Land Rover está na Casa do Vale, cujo proprietário pretende aliena-lo com abate de matrícula.O Land Rover infra exposto tipo alFacinha que nada honra seu proprietário, e que se encontra fora do seu habitat, deverá vossa EX.ª efectuar uma visita da Serra do Sicó para o ambientar ao seu habitat natural.

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao Land Rover exposto é de lamentar que V.ª Ex.ª pretenta transformar um verdadeiro Felino num gatinho caseiro (só lhe falta o Chocalho).

    ResponderEliminar
  3. EX.mo Sr. Proprietário deste dignissimo Blogue, é de lamentar os comentários infra. Dou os meus melhores parabens a V.ª Ex. pela excelente recuperação do modelo que mercado valerá certamente 20000€.

    ResponderEliminar
  4. Sendo eu proprietário de um land rover que não tem o privilégio de possuir um overdrive como o seu, gostaria que me indicasse a procedência do seu,esperando que não seja a China ou Sacavem.Espero resposta JLTN

    ResponderEliminar
  5. Sou seguidor deste blogue a algum tempo, por coincidência recolheci um velho, mas mesmo velho amigo, num dos artigos anteriores,o seu acompanhante na viagem a MACHU PITCHU,digo o L. Alberto se me puder dar a conhecimento como falar com o dito pelo telemóvel, agradecia.

    ResponderEliminar
  6. Ora bem ...!
    A minha desconfiança leva-me a crer que a maioria dos comentários "supra", serão da autoria do mesmo malandro, o João Palomas, minhoca, ratazana ... E devem ter sido aqui deixados pela filhota Sandra que, em matéria de malandrice, não fica a dever nada ao pai. Até porque o cota nem sabe como se liga um computador. Fui informado de que há dias andou "carregar" nuns botões e acabou por caír à cama com um "esgotamento". Pelo que se confirma a justeza do provérbio "burro velho não toma ensino"! Para o (eventualmente)autêntico amigo do Luís Alberto, terei todo o gosto em pô-los em contacto se me enviar alguns dados que possibilitem o reconhecimento pelo Luís. De outro modo não poderei facultar-lhe o seu nº do télélé. E para terminar, o único fabricante de overdrives que conheço na actualidade, está sedeado em Vancouver (Canadá)e foi de lá que veio a minha peça. Trata-se de uma firma gerida por dois irmãos apaixonados por Land Rover's que a conceberam e comercializam sob a desigação de Roverdrive SDX. Basta ir ao Google. A firma chama-se Rocky Mountains. E agora, obrigado a "todos" pelos vossos comentários e tentem encontrar-me no Algarve, na zona da Fuseta (ou Fuzeta), onde estarei a banhos durante os próximos dias. Partiei esta madrugada lá pelas quatro da matina.
    Bom fim de semana.
    juan_jovi@sapo.pt

    ResponderEliminar