sexta-feira, 1 de junho de 2012

96 - Meine lieben Freunde und Freundinnen:

-
Da bin ich! (Aqui estou eu!)

Deixei Lisboa pelas 12.35 num voo da German Wings, pontual e sem história. A bordo, uma sandocha e um orangensaft (sumo de laranja) fizeram as vezes de almoço. Qualidade e preço deixaram-me satisfeito mas só até até à hora de jantar! Que veio a acontecer num restaurante vietnamita, já em Scwäbisch Hall. Comi umas coisas … não me pareceu haver bichos cozinhados e os legumes estavam sehr gut (muito bons). Antes de cá chegar ainda tive que dar umas voltas. Primeiro, fui de S-Bahn do aeroporto de Stuttgart até Bad Canstatt que fica apenas a uma estação da Hauptbahnhof (estação central) e duas da Stadt Mitte (baixa). Aí tomei um Regional Express que me trouxe até Hessental, onde abanquei por quatro noites até mudar (2ª feira) para o alojamento que me foi destinado pelo Goethe Institut, no centro de Schwäbisch hall. Hoje, 01 de Junho, fui à escola tratar das formalidades da inscrição no curso e … pagar. Aquilo não foi um roubo, foi um assalto! De resto correu tudo bem, planos bem gizados só podem dar bons resultados. Gaba-te cesto ...  Andei a pé pela cidade, ora sob uma olheirada de sol, ora sob uma chuvinha miúda a impôr abrigo temporário, mas sempre longe de "arrepassar"  os ossos. Esta, como todas as cidades alemãs que já conheço, pode descrever-se com apenas quatro palavras: Organização, Civismo, Bom Gosto. Elas podem aplicar-se ao comportamento das pessoas, ao tráfego automóvel ordenado e extremamente fluído ou ainda ao urbanismo onde tudo foi pensado para servir eficazmente o cidadão. Admirei edifícios de médio gabarito, filhos da moderna arquitectura alemã a par de antigas casas de família no centro, que foram reabilitados como se de preciosidades se tratasse. Fui depois visitar a menina do (Deutsch Tourismus) que me encheu de brochuras descrevendo coisas que espero ter tempo para visitar (besichtigen). E pronto, aqui estou, ansioso por iniciar o meu novo “trabalho” que começará às 8.00 da manhã de 2ª com uma prova global de avaliação (escrita, leitura e conversação). Até lá e para não fazer figura de urso, trouxe umas tretas para marrar e é o que vou fazer agora se me dão licença.
No Büro do Goethe Institut.
O estado em que fiquei depois de efectuar o pagamento.
Igreja evangélica de S. Miguel, situado num largo em frente à Rathaus (Câmara).
Câmara Municipal de Schwäbisch Hall.
A comida é boa e não é cara (ver imagem com zoom).
O terminal rodoviário numa hora de ponta!
O local de trabalho da "menina do turismo".
Um trecho do rio (Kocher) que atravessa a cidade. A cor verde domina completamente a paisagem da região.
Uma avenida igualmente em hora de ponta! Mas é preciso acrescentar que os transportes públicos são excelentes e os alemães usam-nos.
A estação DB (Deutsch Bahn) que serve a "minha" cidade.
O meu hotel em Hessental, aquele onde "assentei praça" à chegada.
... e o meu novo alojamento - residência de estudantes - na Gelbinger Gasse, 33 para o qual me vou "trasladar" na 2ª feira, distando cerca de 4 Km do primeiro. Ainda não conheço a minha companheira de quarto eh, eh, eh!

Auf wiedersehen.

1 comentário:

  1. Não queres mais nada? Ainda achas que a sra Merkel te vai dar algum?
    Gostei das tuas fotos.

    Abraços

    Santos Oliveira

    ResponderEliminar