segunda-feira, 28 de maio de 2012

95 - Deutschland!

Nothing symbolises Schwäbisch Hall cosmopolitanism better than the activities of the Goethe-Institut. It was founded in 1965 and is by now the oldest in Germany.
(Retirado da pág. web da cidade de Schwäbisch Hall)

Goethe Institut em Schwäbisch Hall.
(Foto da Net)
Sabem os meus familiares e alguns amigos do meu interesse pela língua e cultura alemãs. Interesse que vem desde a minha juventude, mas não sei explicar. Será a sonoridade áspera e gutural da fala que me atrai? Vielleicht !  Já na idade madura, tive oportunidade de viajar bastante pela Alemanha, de Freiburg a Lübeck ou Kiel, de Dresden a Saarbrücken. E o meu interesse por este país, seu povo e cultura só pôde aumentar. Em todo o sítio que visitei obtive a confirmação de uma ideia que levava dos livros: A Alemanha é um verdadeiro ninho de gente capaz de estimular profunda e indelevelmente o espírito humano. Viveiro de cientistas, poetas, dramaturgos, músicos, investigadores etç. Que é obrigatório e urgente conhecer. Há uns anos deitei mãos à “obra”, que não vai ser fácil nem rápida; penso que tenho para o resto da minha vida. Comecei por frequentar um curso de alemão na International House em Coimbra e mais tarde um outro curso no Centro de Línguas da Fac. de Letras, também em Coimbra. A partir do momento em que passei a ser capaz de navegar na Net em Alemão, tive a sensação de viver uma espécie de Big Bang no horizonte dos meus conhecimentos; não sei mais, mas sei que posso vir a saber muito mais! É com esta ideia em “carteira” que parto na próxima 5ª feira, 31 de Maio, para Stuttgart no estado de Baden-Württemberg. Próximo fica Schwäbisch Hall onde espero poder frequentar o Goethe Institut local, actualmente o mais antigo e um dos mais procurados da Alemanha. E disse espero, porque só à chegada poderei tratar das formalidades de avaliação e inscrição no correspondente nível. Vou por duas semanas que poderão prolongar-se de acordo com a duração do próximo curso. De lá, espero enviar notícias e fotografias.

1 comentário:

  1. Meu caro amigo:
    Desejo-te uma óptima viagem e que os teus propósitos e objectivos se cumpram.
    Um abraço e "ficamos" à espera das anunciadas notícias!
    Pinto dos Santos

    ResponderEliminar