terça-feira, 22 de maio de 2012

94 - Passeio em automóveis antigos.



Av. Heróis do Ultramar. Um aspecto da coluna de antiguidades aguardando o sinal de partida.
Atrás da arrastadeira, lá está o meu amarelito.
As pequeninas bombeiritas!
O momento em que se prestava tributo aos soldados da paz já falecidos.
A Associação dos Amigos dos Automóveis Antigos com sede em Pombal, organizou e deu ordem de partida no passado domingo 20 de Maio, a mais um passeio integrado na campanha de sensibilização “Um dia pela Vida”.
A concentração dos “carros velhinhos”, alguns nem tanto, ocorreu na Av. Heróis do Ultramar junto à estátua do Bombeiro. Por coincidência, na mesma altura em que decorriam as cerimónias comemorativas do centenário desta prestimosa corporação. Razão pela qual se incluem neste post algumas fotos do evento.
De Pombal, a coluna partiu em direcção ao Louriçal, bela localidade do nosso concelho onde todos os domingos se realiza uma importante feira regional. De seguida encaminhámo-nos para a “nossa praia”, o Osso da Baleia, em cujo areal já fomos todos muito felizes.
Na praia do Osso da Baleia. A meteorologia não se mostrva particularmente favorável mas, do nosso grupo, irradiava um intenso calor (humano)!
Depois de um singelo e rápido cumprimento ao Atlântico, regressámos à freguesia da Silveirinha Pequena que, na pessoa do seu Presidente, nos recebeu no Parque Social com um “brunch” de se lhe tirar o chapéu: Havia umas bifanas espectaculares, contributo do Adelino Abreu, pataniscas de bacalhau do João Palomas, presunto e chouriço caseiro, bolos, muita bebida e frutas de “beneméritos” que ficam no anonimato neste registo mas não no das nossas papilas gustativas e corações.
Estacionados no parque do Parque Social da Silveirinha Pequena.
Os "comes e bebes" da praxe na Silveirinha Pequena.
Já passava do meio dia quando a caravana se pôs de novo em marcha rumando à Igreja Velha, no concelho de Leiria, onde nos esperava-nos um verdadeiro banquete: O anunciado festival de sopas, oferta das meninas e senhoras que vemos nas fotos que, desta maneira, encontraram um “jeito” de contribuir para a campanha. Em fila ordeira frente aos panelões, perfilaram-se algumas centenas de pessoas, de taça na mão, aguardando a sua vez de serem servidas. E como nesta coisa das provas há sempre quem fique com dúvidas, houve quem tivesse que repetir três e mais vezes até ficar completamente esclarecido! Por mim, dei a melhor nota à sopa de ortigas das manas “palomitas” Sandra e Sofia.

Instalações da Associação da Igreja Velha.

Eu, junto a uma relíquia.

Na Foto, à esquerda, Fernando Carvalho, o presidente dos 4 Ás. 

As manas "palomitas": À direita, a Sandra e à esquerda, a Sofia.

O distinto médico e amigo Pinto dos Santos e mulher, Glória.

Com o meu amigo e camarada das viagens Luís Ferreira.

O Luís, com "sentimento", canta o fado. Ou estará um pouco "tocado"?

A Sandra mostra a hortaliça que utilizou na confecção da sua sopa. São mesmo ortigas!

Um "Trio" dos panelões.

O Paulo Delfim, responsável pelo Departamento "Novas Gerações" dos Rotários de Pombal.
E tão atento que ele está ... !
Um grupo de Senhoras da Organização.
Um aspecto da assistência interessada na palestra da Enfª Ana Cristina.
Boa pergunta: O que é o cancro?
E para terminar, nada melhor do que uma gaitada pelo exímio executante Fernando Carvalho.

A parte, sem dúvida mais importante da sessão, esteve a cargo da senhora enfermeira Ana Cristina do IPO de Coimbra que proferiu uma interessante e utilíssima palestra em que focou  a etiopatogénese de algumas doenças oncológicas, sua prevenção e tratamento, tendo respondido também a algumas perguntas que lhe foram colocadas pela assistência.
O dia estava a terminar com sabor a pouco mas, logo veio o nosso presidente Sr. Fernando Carvalho “animar a malta” com a informação de que já tem para breve outos projectos em carteira.
Até lá, um abraço aos visitantes do Kurt.

Sem comentários:

Enviar um comentário