segunda-feira, 21 de junho de 2010

73 - Tempo de convívios.

.
No início era assim, o animal estava "composto" e recebia os cuidados churrasqueiros do João Palomas e do primo Luís.

A lataria "antiga" estacionada em frente à residência do Mota, nosso anfitrião.

À mesa ...

Monsieur et Mme Mota (no meio) e a sobrinha Elisabete.

Uma gaitada pelo Carvalho, presidente do Quatro As (Assossiação dos Amigos dos Automóveis Antigos).
E no fim ... sobrava o esqueleto!

A portuguesada não precisa que chegue o Verão para se lançar nos mais variados programas de convivialidade. Está-nos na massa do sangue, gostamos de estar com os familiares e amigos, em casa, no campo ou na praia, de preferência à volta de bem guarnecida mesa. E para isso qualquer pretexto é bom, pode ser porque a selecção nacional espetou uma abada de sete a zero à Coreia do Norte, porque o padrinho do puto mais novo faz anos ou a pincher da Analisa pariu três saudáveis cachorros. Nesta altura do ano então … a sardinha está que é uma delícia, as lentriscas a pingar na brasa convertem qualquer muçulmano e se ainda não há melão de Almeirim, há cereja do Fundão! Para desenfastiar, usamos por aqui o leitãozito assado clandestinamente no clandestino forno de cozer a boroa da D. Inês (ai se os paneleiros da – S A E descobrem !). E o arroz doce? As tartes disto e daquilo, o pão de ló, pudins de leite, de ovos ou ambas as coisas, babas de dromedário, secos e areados, cobertos a morango ou chantilly …? Quem é que pode? Quanto a libações não me pronuncio já que no meu currículo consta aquela mácula de que nunca conseguirei libertar-me, sou abstémio. Mas a julgar pelos àaahs acompanhados dos característicos estalidos dos lábios (ou será da língua a bater no céu da boca ?), Bacco teve residência por estes lados.
E a crise? Caros amigos, não costumo escrevinhar palavrões no “Kurt”, mas desta vez aqui vai: Eu quero que a crise se foda! Se é verdade que o Estado está de tanga, constatamos que o povo se vai governando. Já o inverso seria de todo indesejável, sempre ouvi dizer. Tenho muito respeito e compaixão por aqueles que estão a passar menos bem, ou mesmo mal. São meus irmãos, porque também eu de lá venho. Em rigor, nunca de lá saí! Mas é para que esses não sofram que devem servir os meus impostos e os de muitos portugueses que os liquidam honrada e orgulhosamente a tempo e horas. E não para pagar submarinos e subornos, missões militares fora de portas ao serviço dos bandalhos que levaram guerras assassinas para o seio de povos inocentes que estão a pagar com a morte e a tortura o crime de terem nascido em cima de jazidas de petróleo, gás, diamantes e, soube-se agora, de triliões de toneladas de minérios que vão do ferro ao zircónio, do cobalto ao urânio. Por isso vos digo, são as carroças que têm de abrir os olhos já que as mulas vão cegas!
Ontem domingo, o amigo Mota do Outeiro da Ranha convidou a malta dos “carros antigos” para um frente – a – frente no pátio da sua residência onde uma vintena de convivas se bateu galhardamente com um belo carneiro assado no espeto, depois de umas lasquinhas de saboroso presunto, entremeadas grelhadas e mais uns petiscos para fazer lastro. As convidadas encarregaram-se da doçaria e a prata da casa composta pela Mme (frrancese !) mulher do Mota, uma irmã deste e mais uma sobrinha de ambos e respectivo marido, fizeram as honras da casa, mostrando como se recebe bem quando se combinam a amizade com a vontade de conviver. Uma tarde cuja lembrança perdurará nas nossas memórias, fechada a chave de ouro com um torneio de sueca e uma gaitada pelo presidente Carvalho . Em nome de todos, muito obrigado amigo Mota e família e que em breve voltemos à estrada.
Juan_jovi@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário