segunda-feira, 19 de maio de 2014

135 - Arles e Marselha revisitadas.

Arles
Cidade da região da Provence, no sul da França, aquela dos campos de lavanda e ervas aromáticas ! Situada sobre um dos braços do Ródano, foi  fundada pelos romanos no Séc II AC tendo servido como importante base logística para as suas operações militares na Europa Ocidental e do Norte. Da sua presença e domínio podemos apreciar hoje fortes e muito bem conservados vestígios. Importante porto fluvial ligado ao Mediterrâneo através de um canal, foi perdendo importância devido à forte concorrência da vizinha (100Km) Marselha. Arles foi também durante algum tempo a morada de Vincent Van Gogh que se deixou encantar pela luminosidade e beleza das paisagens, De entre os seus mais conhecidos trabalhos, o pote dos girassóis foi ali executado. Quem visita Arles, a cidade do Ródano, não deve  perder a oportunidade de na mesma volta ,fazer um tour pela Camarga. Esta é uma região natural, tipo sapai, situada poucos quilómetros a sul, entre os doi braços que limitam o delta do rio Ródano. Apesar dos trabalhos de drenagem que têm vindo a ser efectuados com vista ao seu aproveitamento agrícola, grande parte da região mantem-se intocada. Ali se criam, para além dos animais da fauna indígena, touros e cavalos em completa liberdade. Outro motivo para se visitar a Camarga pode ser um saltinho até à Ville des Saintes Maries de la Mer onde a ciganagem de todo o mundo se reune durante o mês de Maio para venerar e pedir a protecção da sua padroeira, Santa Sara Kali, a santa (virgem) negra.
Antiquíssimo edifício abandonado e em ruína junto à autoestrada que dá acesso à cidade e ninguém me soube explicar o que terá sido ou para que terá servido.
Monumento aos que caíram pela Pátria no Campo da Honra.
Isto tudo é uma esquadra de polícia!
Ruínas de um forte romano.
Um parque infantil visto da altura das muralhas.
Uma modelo (boneca) vestida com traje tradicional à porta de um restaurante.
Vista do monumento romano conhecido como as "Arenas" de Arles.
Pormenor de "As Arenas". Serve ainda hoje para a realização de espectáculos de tourada.
Igreja de Santa Maria Maior.
Entradas para o Anfiteatro Romano. Onde conheci ...
... uma cantora com uma voz excepcional. Natural de Barcelona, viveu muitos anos na Córsega e canta com singular mestria todo o tipo de música em corso, francês e castelhano. Até arranha Amália e diz que quer vir a Portugal, mas só no Verão, porque lhe disseram que no resto do ano faz muito frio!
Vista do interior do Anfiteatro Romano.
Praça do Município.
Boulevard George Clemenceau, a principal via de penetração em Arles com suas esplanadas e restaurantes.
Edifício do Teatro Municipal.
Busto de Euthymenes de Masália (Marselha), o grego que explorou a costa ocidental de África.

Marselha
Considerada a capital do Mediterrâneo, é a segunda cidade de França em população, logo a seguir a Paris e o seu principal porto marítimo. Segundo os especialistas, Marselha é também a cidade francesa mais antiga fundada há 2600 anos por gregos vindos da Ásia Menor. O visitante que pela primeira vez arriba a Marselha é de imediato atraído para a zona do velho porto hoje transformada num polo  cultural e de lazer dos mais importantes e belos da Europa. Ali pode apreciar-se a pujança cultural de uma grande metrópole aliada ao forte desejo de usufruir do melhor que a vida oferece. A cidade está rodeada por uma cadeia de colinas que lhe conferem um micro-clima que antecipa o « bom  tempo » logo  para os primeiros dias de Abril. O longo calçadão enche-se de gente vinda de toda a parte, fervilham os cafés, snackbares e restaurantes, multidões entram e saiem dos principais museus e monumentos, os barcos das excursões e seus angariadores não têm descanso, deambula-se ao acaso saboreando aqueles raios de sol primaveril ainda inofensivos, as máquinas fotográficas vão à exaustão e a nossos pés, um mar calmoso  pede que mergulhemos ao menos a mâo! Esse mar de onde provém ou com o qual está relacionada esta energia incontida da Marselha que eu adoro e revisito sempre que posso., 

Touro em andas ... nunca tinha visto!
Espaço de recreação próximo do município.
O calçadão e a grande Roda.
Mairie de Marselha.
O mini comboio, nunca falta!
O Forte de S. João.
O forte visto de outro ângulo, com muita gente no terraço. Alberga o Museu de História de Marselha..
Outra vista do Forte com zebros transportando turistas (?) em primeiro plano.
Uma torre do Forte cuja construção teve início no séc. XII.
Viaduto metálico ligando o terraço do forte de S. João ao MuCem, que significa: Museu das civilizações da Europa e do Mediterrâneo, recentemente inaugurado pelo presidente François Hollande (07/06/2013).
Farol e espaço "aberto" junto ao Mucem.
Bloco de exposições temporárias por detrás do J4, o edifício escuro, rendilhado do MuCem.

Exposições temporárias no Mucem: Splendeurs Volubilis com bronzes de Marrocos e Le monde à L'envers com máscaras de Carnaval dos países mediterrânicos.
Os dois pavilhões enquadrados na mesma foto.
Catedral de Santa Maria Maior.
"Docas". edifício administrativo do porto de Marselha.
Galerias comerciais do porto de Marselha.
"Eu sou um grande amigo de Humberto Delgado". Mas ele já morreu! Eu sei ... foi o Salazar que o mandou matar, mas ... todos os dias penso nele!
Igreja anexa à catedral.
Pintura mural.
Um vista do porto com navios atracados.
Lá em cima, santuário de Nª Sª da Guarda.
Igreja de S. Lourenço
Miradouro.
Vista parcial da marina de recreio.
Oliveiras cultivadas em vasos!

1 comentário:

  1. Já vi que arranjaste companhia e forma de melhorar a "bucha"(!). Uma toca e outro canta; até colocaste o palhinhas a jeito para os "nikeis"!
    Vá (...) diverte-te e vai escrevendo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar