segunda-feira, 31 de agosto de 2009

12 - Caminhos de Santiago, 2006 - I

.
P.S. - À saída de Astorga para Santiago de Compostela, com a mobília às costas.

P.S. - Troço florestal de um caminho de Santiago


P.S. - Fachada de Igreja em Sarria.
Por: Paulo Santiago
Nunca tinha ido para os lados de Astorga-Leon, os troços que conhecia do Caminho de Santiago eram:
-Ponte de Lima- Santiago, feito em 2000, em BTT, três dias até chegar às portas da Catedral.
-Valença-Santiago, no ano de 2003, a pé,durando 4 dias
Para este percurso a começar em Astorga,fui a um mapa do Camino, vi que eram 255 km até Santiago, e daí meti na cabeça...25,5 Km por dia, dá 10 dias...erro..
Como estava em pleno Verão, reduzi o conteúdo da mochila ao mínimo: 4 pares de meias para caminhada, de secagem rápida, 4 t-shirt técnicas, deixam passar a transpiração, 2 pares de calções, 3 boxer's, também de secagem rápida, 1 camisola, 1 poncho impermeável. A estas peças de roupa há que juntar, toalha, equipamento para higiene, saco- cama e uma pequena farmácia que terá de incluir agulha e linha para o caso de aparecer alguma bolha. Diminui-se o aparecimento de bolhas usando o velho Vicks Vaporub, untando os pés, logo de manhã antes de calçar as meias.
Em Astorga, onde existem belas ruínas romanas, arranjei a Credencial, onde se vão colocando carimbos diversos, e que dá para a admissão nos Albergues. Mentalizado e equipado, iniciei a caminhada em 9/08/06, tendo feito neste dia 22,65 km, ficando no Albergue de Rabanal del Camino, onde cheguei por volta das 13.00 horas. Durante a tarde, lavei meias, t-shirt, cuecas, e passado pouco tempo estava tudo seco. Convém sempre lavar, pode chover um dia ou dois, e nesses dias terá que se guardar conforme chegou.
O Caminho, nesta altura do ano, tem um movimento apeado e bêtêtista impressionante...conheci uma jovem belga, tinha partido de Roncesvalles, neste primeiro dia, e ao longo dos dias fui conhecendo pessoas interessantes...um exemplo, no dia 10, encontrei um holandês que à minha pergunta"vens de Roncesvalles"me respondeu"venho de Amsterdam, saí de lá em 8 de Abril" Tinha 61 anos...
No 2º dia, fiquei em Ponferrada, os primeiros 10 km, a seguir a Rabanal foram a subir, dos 1200 metros até aos 1500 do monte Cruz de Ferro, iniciando aqui a descida, 22 km até Ponferrada, situada a 400 metros de altitude. A descida parte um gajo, é um trilho de montanha, com muita pedra solta, onde é necessário grande esforço para não escorregar ...pisei as unhas dos dedos grandes dos pés.
Nos outros dias fui ficando em Villafranca del Bierzo ( tem um vinho tinto excelente), Cebreiro, Triacastela, Sarria, Portomarin. Aqui chegado...parei...faltavam cinco dias para Santiago de Compostela, e as férias estavam a acabar. Iria fazer estes cinco dias em Dezembro...ficam para outro dia.

Abraço
Abrantes Santiago

Foto 1-partida de Astorga
Foto 7-amanhecer saindo de Rabanal del Camino
Foto 22-Castelo dos Templários em Ponferrada ( em obras de recuperação)
Foto34- não encontrei eucaliptos...,carvalhos e castanheiros
Foto 55- que tronco...umas centenas de anos
Foto72- Igreja em Sarria
Foto60-Mosteiro de Samos ( entre Triacastela e Sarria)
Obs: as fotos não publicadas ficam em arquivo para acompanharem futuros posts.
Juan


Sem comentários:

Enviar um comentário