quinta-feira, 26 de abril de 2012

90 – Varanasi: Cancelled!

Tanto quanto sei, Varanasi é uma cidade situada na margem do rio Ganges (Ganga), seiscentos e tal Km a sueste de Delhi. É um destino turístico procurado por muitos estrangeiros mas é sobretudo um local de peregrinação para milhões de indianos. Acreditam que banharem-se nas águas do Ganges lhes faz bem ao corpo e devolve a pureza à alma. Aqueles para quem o fim está próximo, veem ou são trazidos a Varanasi para aqui falecerem na crença de que assim estarão no bom caminho para a salvação e a vida eterna. A cidade transforma-se diariamente numa espécie de palco onde vida e morte desempenham os seus papéis em íntima ligação com o público assistente. Neste imenso necrotério, os remediados ou ricos são cremados em piras funerárias à medida das suas posses e as cinzas lançadas ao rio. Enquanto isso, os familiares dos mais humildes, não dispondo de meios para comprar a lenha para a fogueirita (mais ou menos 50 euros), despedem-se dos seus entes queridos deixando-os flutuar livremente na corrente de vida que é o Ganges. Leva o seu tempo, mas a Natureza fará o resto até que de cada corpo não restem mais do que as imutáveis partículas que constituem este Universo a que todos pertencemos. Este espectáculo macabro onde se vêm corpos semidevorados pelos bichos deslizando à tona de água é muito apreciado pelos turistas que a ele assistem ao nascer e pôr do Sol em passeios de barco alugado para o efeito. Não se perca de vista que a morte também é um negócio! Pois foi tudo isto que li e que me contaram, mais a descrição das áreas adjacentes ao local dos rituais onde a crónica falta de higiene pública pode ser chocante, que me fizeram cancelar o “projecto” Varanasi. No entanto, os meus arrojados companheiros de viagem cumpriram o roteiro até ao fim. No dia 21/04 fui despedir-me deles à plataforma nº 15 da New Delhi Railway Stn., aqui à porta do hotel onde me encontro alojado. Embarcaram pelas 20h10 numa viagem de mais ou menos 11 horas até uma pequena cidade próxima de Varanasi, sendo que o restante trajecto terá sido feito de táxi, suponho. Espero que tenham aproveitado a noite para descansar já que viajaram numa cabine “sleeper” de quatro lugares, óbviamente sem a qualidade dos comboios europeus mas ainda assim, de um nível muito acima do standard. Pernoitaram (duas noites) próximo do “local dos acontecimentos” daí tendo regressado por via aérea ao aeroporto internacional de Delhi de onde a Lufthansa os trouxe de volta à Europa. Quanto a mim, fico ansioso por encontrar-me com eles e saber dos detalhes. Entretanto, aproveito para descansar enquanto vou teclando estas prosas. Contrariando uma certa impressão inicial, comecei a gostar desta cidade que é uma das maiores capitais do mundo e que vou conhecendo cada dia melhor. Por mais uma semana apenas!
Juan_jovi@sapo.pt

6 comentários:

  1. Luís(linha avançada)
    Índia
    Um exemplo no transporte colectivo;
    motos:1 condutor e ... 4 passageiros
    Jeep:passageiros no tejadilho,pendurados nas portas,no para-choque e carga no capô.
    Autocarro:tejadilho e portas.
    Pombal 26 de Abril 16:30
    Terminal rodoviário:fechado

    ResponderEliminar
  2. Luís(correspondente em Varanasi)
    Calor muito calor,buzinadelas habituais e um casamento que mais parecia uma escola de samba,uma vaca tranquilamente instalada numa loja.A rua de acesso ao Ganges ao fim do dia é Pombal em dia de Bodo com riquexós.A cidade teve a visita do chefe do estado maior do exército,pelo que a segurança foi reforçada.

    ResponderEliminar
  3. Luís(correspondente em Varanasi)
    A cidade não corresponde à descrição que foi feita ao Juan,peca pelo exagero,está um nível acima o lixo é varrido todos os dias,o rio é como as águas de um porto com a sujidade habitual,na suas margem temos um imenso areal,áreas de cerimónias,banho,búfalos,escadarias,acostagem de barcos para turistas e duas de necrotério.Tudo num estilo idêntico ao visionado noutras paragens.

    ResponderEliminar
  4. Não te imaginava assustado com as referidas descrições, mesmo um um pouco macabras! Eu sim(...) que sou um dedricas!
    Um abraço, até ao teu regresso.
    Pinto dos Santos

    ResponderEliminar
  5. "Medricas", queria eu dizer!
    P.S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao amigo Pinto! Nao tive qualquer receio, apenas na qualidade de bom "gestor" em que me tenho, procuro definir objectivos que valham a pena. Nao me pareceu ser este o caso, sobretudo pelo que pude aproveitar de Nova Delhi. Mas so depois de falar com os meus "socios" e que poderei tirar conclusoes. Entretanto continuo sem Net no meu computador pelo que peco desculpas quanto a grafia!
      Ab.
      VJ

      Eliminar