quinta-feira, 9 de maio de 2013

103 - Istambul, post 1


Irrequietude, ou "só estou bem onde não estou ... !"

Arquitectar um Blog, não dá grande trabalho. Mantê-lo vivo e actualizado com postagens atraentes, já é outra conversa! E acho que já não estou para aí virado. No entanto, tendo em conta que, com exclusão das redes sociais às quais sou totalmente desafecto, esta é uma maneira muito prática de levar ao conhecimento dos meus familiares e amigos alguns desenvolvimentos do programa em curso, aqui estou de volta à composição. E dado que, para com os principais destinatários destas postagens não preciso fazer cerimónias, permitir-me-ei fazer uso de uma escrita/linguagem ultra coloquial, na raia do familiar.
Pois, meus caros, o projecto de mais esta viagem de longo curso a que me propus e que já está a correr, é bem simples: Viajar de Portugal à Turquia por avião, ficando o regresso sem data, duração ou trajecto pré definidos. Apenas com estas duas ressalvas; será feito por Inter-rail e terá que englobar alguns países dos Balcãs!
Os auspícios para esta jornada não podiam ser melhores. Logo na primeira pernada, e uma vez que ia embarcar no Sá Carneiro, incluí uma passagem por Famalicão, linda cidade minhota onde reside a minha filha Maria Isabel com o seu marido Vasco, o pequeno André, meu único neto varão e a minha neta mais nova, a Catarina Isabel, acabadinha de vir ao Mundo!

Com o meu neto André.

Com a minha pequenina Catarina Isabel.
 
Foram três dias de convívio e plena felicidade que esmoreceu um bocadinho quando no dia 7 pelas seis e pouco da manhã tomei o Alfa que me conduziu a Campanhã. Segui de Metro para o aeroporto a tempo de apanhar o voo Tap até Barcelona, viagem agradável e sem história feita a bordo de um Embraer 145 operado pela Portugália. Em Barcelona ia sofrendo o primeiro percalço. Visto que o tempo para a mudança de avião era muito curto, apenas alguns minutos, o terminal é bastante extenso e não está particularmente bem sinalizado, os monitores pequenos obrigam a que o número do nosso voo desapareça enquanto no seu lugar e no mesmo horário está sendo exibido outro … cheguei à porta de embarque com os bofes à boca! Como não vi qualquer fila, pensei: Já foste! Afinal estava tudo tranquilo porque o voo da Turquish se encontrava atrasado, um quarto de hora apenas. Fiquei também a saber que esta foi considerada a melhor companhia aérea europeia em 2012! E não admira, para além da simpatia inexcedível das meninas os gajos apresentam-nos um menu à escolha e até se dão ao luxo de trazer a bordo um chefe cozinheiro, trajando a rigor com barrete e tudo! Só não vislumbrei onde se situavam as chaminés da cozinha! A meio da tarde, já no Ataturk, o desembarque foi rápido, pois viajo apenas com a mochilita. O pior foram as duas enormes filas, a primeira para comprar o selo (visa) e a segunda para o desembaraço na imigração (controlo de passaportes). Na verdade até se passou tudo de forma relativamente rápida e, em pouco mais de uma hora, já eu me encontrava a bordo do shutle que me trouxe até à Taksim Square, bem no centro do lado asiático da cidade de Istambul. Num abrir e fechar de olhos, percorremos os 25 Km num excelente autocarro, através de ruas e avenidas largas, algumas com perfil de autoestrada com separadores centrais transformados em jardins bem cuidados. O parque automóvel moderno não se distingue do de qualquer outro país europeu e, na generalidade, as regras e os sinais de trânsito são respeitados. A fluidez do tráfego fica mais complicada nas horas de ponta, mas os condutores não abusam do cláxon. Os quarteirões residenciais apresentam uma traça original, bem agradável à vista e mesmo no centro histórico, não vi prédios em ruina, como na nossa capital. Aqui, também não se mija nem c. na rua, há boas casas de banho públicas. Por todo lado se encontram bonitos e floridos parques verdes bem apetrechados com modernos aparelhos, onde as crianças se divertem e os adultos fazem os seus exercícios de manutenção, em especial as mulheres!
 
Um grupo de senhoras fazendo exercício num parque ao lado do meu hotel.
 
E, apesar da reserva própria das muçulmanas, vê-se por aqui meio escondidos por baixo de lenços e véus cada par de olhos … capazes de deixarem um cidadão sem fôlego! Pelo caminho fui cogitando nestas e em outras coisas e em como ideias pré concebidas acerca de outros países, povos e culturas, ofuscam uma realidade que muitas vezes nos querem fazer ignorar.
 
 O meu hotel em Istambul: Torre amarela por cima das lojas no bairro de Kasimpasha, na marem asiática do Bósforo.
 
Encontrar hotel é que não foi assim tão fácil. Hotéis, há muitos, mas nas zonas mais procuradas pelos turistas como Sultanhamet ou Taksim S., os preços são exorbitantes, oscilando a maioria entre os 80 e os 160 euros por noite. Consegui negociar um razoável alojamento muito bem localizado, na margem asiática do Bósforo, por trinta paus a noite. Já o custo das refeições anda pelo mesmo nível do nosso, mas a fruta é bastante mais cara assim como os artigos de pastelaria (bolos, café, galão etç.).

 O expresso para Bodrum numa pequena estação marítima próxima do hotel.
 
 Este sheik com o leão pela trela ... não conheço nem tinha placa qualquer placa a contar feitos ou identificação.
 
Ainda na mesma área, temos uma vista magnífica do lado europeu da cidade. Pena foi que o céu muito cinzento tenha retirado cor ás fotografias.

Como "arranque", acho que já chega! Não prometo um diário mas vou fazer o possível. Até lá, abraços para todos.
Juan

3 comentários:

  1. Desejo-te boa estadia. A tua sorte é seres abstémio! Num circuito que por aí fiz, estive à beira dum "delirium tremens"! Mas devo dizer-te que apreciei a viagem - a Turquia da anatólia é a Europa na ásia. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ói, Pinto, caro amigão, sempre atento! Pois é, este País tem coisas fascinantes e ainda não saí de Istambul nem sei quando vou abalar, pois o roteiro está cumprido a menos de 50%. Não me tem faltado nada excepto a presença de um camarada ou dois para partilharmos esta "aventura". Aqueles dois engonhas que tu conheces, desta vez ficaram-se pelas encolhas. Nem comentam ... !
      Abr. do
      VJ

      Eliminar
  2. Meu caro Vitor não venhas sem visitar a Capadócia, onde deves fazer uma viagem de Balão e apreciar ao nascer do sol, com vistas de cima, formações geológicas únicas no Mundo - autênticas maravilhas da natureza. Quanto aos outros dois engonhas (...) eles lá sabem; até podem nem gostar da companhia!
    Um abração e continuação de boa viagem.
    Vou permanecendo atento às novidades!

    ResponderEliminar