segunda-feira, 14 de setembro de 2009

22 - Caminhar nos Pirinéus I

.
PS: Pic du Midi de Bigorre.

PS:Humm...não estou nada parecido. Alguém me diz onde é o jogo?

PS: Paisagem. Foto tirada no Pico du Midi.

PS: Trilho para o Pic du Midi.

Um torneio de Rugby para veteranos, nos Pirinéus.
Por: Paulo Santiago.
Tenho prazer em caminhar, cansar as pernas. Já ultrapassei, há anos, a fase acelerativa, aquela em que um gajo se excitava agarrado ao volante puxando os HP; agora só um cavalo...eu
Há um ano, Agosto / 2008, fui até aos Pirinéus, melhor dizendo, Hautes-Pyrénées. Em 2005 tinha andado no lado de Spain; montei a base perto de Ainsa, um notável exemplo de preservação, percorrendo os trilhos do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, com uma subida à Pena Montanesa...não sei onde meti as fotos...voltemos a França...
Hautes-Pyrénées...montei a base no Camping Le Monlôo, em Bagnères-de-Bigorre, sendo esta cidade a melhor escolha. Fica no centro, um raio para Tarbes, outro raio para o Pic du Midi, outro para Lourdes, outro para Gavernie, outro para....
Vamos caminhar...comecemos, para aquecimento, pelo Tour de Serris, com início na aldeia de Beaudéan, situada a 4km de Bagnères. É um percurso circular com uma duração de 3.00 horas e um desnível de 360 metros. Depois podemos ir subindo, há imensos percursos assinalados, e chegamos a La Mongie … de carro. Temos de subir ao Pic du Midi de Bigorre, escolhendo uma de duas alternativas:
1) Utilizando o teleférico que sai de La Mongie e pagando 30€ ou
2) Vai-se no automóvel até ao Col du Tourmalet ( onde passam os ciclistas),estaciona-se e...pés ao caminho...2.30 horas a subir e 2.00 horas a descer, com um desnível de 700 metros. A parte final da subida, tem uma inclinação muito acentuada, o que exige um esforço suplementar, mas sabe bem. Chegados ao Pic du Midi, pode-se optar por descer no teleférico. Já experimentei as duas alternativas. Em Maio / 2007, fui a Tarbes participar num Torneio de Rugby para Veteranos (informo, para quem não sabe, maiores de 61 anos) e a organização ofereceu-nos um voucher (?) ao Pic. No Verão passado subimos e descemos a pé, eu e a minha mulher...
( continua)
Abrantes Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário