quarta-feira, 30 de setembro de 2009

32 - Carta aberta

.
Arqº pessoal: Pico nevado nos Andes.

Arqº pessoal: Valparaíso, Chile.

Arqº pessoal: Porto pesqueiro de Valparaíso.

Arqº pessoal: A zona das "Docas" de Buenos Aires, Argentina.

Arqº pessoal: A "Casa Rosada", sede da presidência da República Argentia.

Caros visitantes e amigos,

Quando há cerca de dois meses me lancei nesta aventura que foi dar vida a um Blog subordinado ao tema das viagens, referi de forma bem clara que o seu primo movens era um certo estado de necessidade. Aludia então a uma situação que afecta muitos dos que se consideram ou dizem viajantes. De facto, e pelas razões mais diversas, muitas pessoas que apreciam as (grandes) viagens, acabam por fazê-lo em regime solitário, o que é uma pena, pois retira prazer a uma experiência que para ser vivida em pleno deve ser partilhada. Paradoxalmente, um passeio pela Net, revela-nos a existência de muita gente que gostaria de se aventurar por outros trilhos que não apenas os que se encontram expostos nas montras das agências de viagens. E não se atreve, por lhe faltar o apoio e a experiência de um viajante ou, no limite, de uma companhia confiável.
Julguei então ser possível através deste sítio e com a colaboração dos aficcionados, juntar as pontas de uma espécie de cadeia por forma a constituir grupos interessadas em iniciar algum tipo de relacionamento, criando laços de confiança mútua entre pessoas de todos (agora já não se pode dizer ambos!) os sexos, idades, formação académica, estatuto social, se é que isso interessa a alguém, e assim darmos início a alguns projectos.
Continuo a pensar da mesma forma e, tendo em conta o número de visitantes, o meu optimismo sai até reforçado. Naturalmente, considero que este espaço é nosso. Tal como uma casa sem mobília não tem alma e não pode ser considerada um lar, também este não é um sítio para falar, discutir e projectar viagens se não puder contar com a vossa opinião, histórias e fotos das vossas viagens, e tudo o mais que queiram enviar-me para publicação. Basta remeter o material para juan_jovi@sapo.pt e ele ficará disponível para toda a comunidade.
Entretanto, e por sugestão do Paulo Santiago, especialita em trekking, rappel, escalada, cannyoning e tudo o que sejam actividades de ar livre em contacto com a natureza, bem podíamos aproveitar este tempo fabuloso que tem feito, antes que apareça o general Inverno. Desfrutar de saudáveis práticas de lazer, ao mesmo tempo que nos vamos conhecendo e quem sabe, ganhando confiança para outros voos, seria óptimo. Mas nada impede que nos fiquemos por um simples almoço de convívio, para o qual se pedem sugestões quanto a data e local.
A terminar, está na altura de começar a alinhavar a próxima grande viagem da Primavera. Este ano, estou a pensar fazer um tour pela Europa, praticamente inexplorada para a maioria dos portugueses. Sem esquecer que o bom tempo está a chegar ao hemisfério sul; que tal uma escapadinha? Quanto a pormenores … mostrai primeiro o vosso interesse! Para o suceso da empresa, leiam e divulguem o sítio.
Abraços às carradas,

Juan

Sem comentários:

Enviar um comentário