quarta-feira, 2 de setembro de 2009

14 - Caminhos de Santiago, 2006 - II

.

P.S. - Com o belga Hubert, junto à catedral.

P.S. - Num trilho com a Maria.

P.S. - À mesa em Palas de Rei

P.S. - Isto é que é trabalho!
Por: Paulo Santiago

1 de Dezembro de 2006. Como era Feriado e Sexta-feira,"cravei" a minha mulher para me dar uma boleia até Portomarin, local onde parara em Agosto...Ela regressou no Sábado. À mesma hora, metia-me a caminho; chovia, quase torrencialmente e assim iria continuar durante os quatro dias de percurso. Na mochila, acrescentei, dois polares e um leve casaco impermeável.
As etapas saindo de Portomarin, para os interessados, são:
-Portomarin-Palas de Rei (24,30km)
-Palas de Rei-Arzúa (29,52 km)
-Arzúa-Pedrouzo (19,20 km)
-Pedrouzo-Santiago de Compostela (19,98 km)
No Inverno encontram-se menos pessoas, o que se torna numa vantagem. O convívio é mais fácil quando há menos gente e as noites, mais longas, são propícias à cavaqueira, bebendo uns copos (vinho, cerveja ou água) à mesa de uma tasca. Durante o dia, cada um segue ao seu ritmo. Sempre debaixo de chuva, cheguei a Palas de Rei quase ao escurecer. O Albergue, bem grande, estava ocupado por uma dúzia de pessoas. Apresentações feitas e, após um banho, mudar de roupa, lá fomos para a tasca.
Um intervalo, para dizer que hoje não lavei roupa, apenas por preguiça, havia tanque e uma máquina de secar que funcionava metendo uma moeda. Devo dizer também, substituíra os calções por calças, o que não foi boa escolha. Em saídas mais recentes, no Inverno, e a chover, os calções continuam a ser a melhor opção. Mais uma dica, quando chove e as botas ficam encharcadas, para as secar nada melhor que atafulhá-las com jornais, na manhã seguinte estão óptimas, e qualquer tasca ou café tem por lá uns jornais velhos.
Voltemos à mesa, vejamos quem se encontrava por lá. Um Português, moi-même, dois Belgas, duas jovens e belas Canadianas do Quebec, uma Alemã, a Maria, um Americano, uma Brasileira, estudante em Madrid, dois Espanhóis, sendo um Catalão e um Basco, por fim dois Franceses que formavam...um casal homo...interessante, vestiam de igual, incluindo pijamas e roupa interior (como sei? simples...dormimos numa camarata, vê-se tudo)...beijavam-se efusivamente pela manhã, quando saía cada um do seu beliche...Por falar em camarata, contava a Maria que, logo num dos primeiros dias (partira de St Jean Pied de Port) telefonara aos pais, tinham achado muito estranho ela ficar numa "caserna"com tantos homens...
Outra curiosidade, o John, americano, tirara um curso de Português no Brasil, e depois leccionou...Português...em Macau....e esta?...onde anda o Instituto Camões?
Dia 5 de Dezembro, pelas 12,30 horas, entrava na Catedral de Santiago de Compostela...
(haverá continuação)

Saudações
Abrantes Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário