quinta-feira, 17 de setembro de 2009

25 - Caminhar nos Pirinéus - II

.
PS: G~elos eternos em Gavarnie.

PS: Jagudi (abutre).

PS: Espectáculo com aves de rapina.

PS: Águia americana.
Caminhada nos Pirinéus, 2ª parte.
Por : Paulo Santiago

Nem só de caminhadas se vive nos Pirinéus, também é preciso comer, e...beber. Água de alta montanha excelente, muito fresquinha, e à noite, um Bordeaux de estalar a língua, isto quanto a bebidas...(nunca gostei daquela francesice de água com Ricard)...Comidas, estamos na zona dos patos, há pâtés óptimos, enchidos e presuntos convidam à degustação, carnes de borrego e bovino de boa qualidade.
Visitas interessantes a efectuar. Na estrada de Bagnères para La Mongie e Col do Tourmalet, encontramos umas grutas, Les Grottes de Médous, que valem uma visita, principalmente devido a umas curiosas formações que se encontram numa das salas, que, segundo a guia, não têm, ainda hoje, uma explicação científica muito capaz. O percurso subterrâneo tem cerca de 1000 metros a pé, seguindo-se 200 metros de barco.
Outra visita a não perder é ao castelo de Beaucens, junto à estrada para Lourdes. Trata-se de um castelo medieval, onde nos dias de Verão, a determinadas horas, se realiza um espectáculo com aves de rapina, e outras exóticas. Os picanços e rapanços que o Falcão Peregrino, a Águia Americana e outras aves fazem sobre os assistentes são perfeitos...não se esquece.
E, para terminar, mais uma caminhada. Vamos até Gavarnie, povoação onde termina a estrada e o estacionamento da viatura é pago (€ 4,00/dia). Comecemos a andar pelo Cirque de Gavarnie, um glaciar classificado como Património Mundial da UNESCO. Impressionante, aqueles gelos eternos que nos rodeiam. Na povoação, estamos em Agosto, faz muito calor mas à medida que vamos subindo em direcção à Brecha de Rolando, começa a arrefecer e já de polar vestido, o frio aperta. Com equipamento apropriado, através da Brecha de Rolando, pode-se passar para o Monte Perdido em Espanha, dormindo uma noite no refúgio que existe naquela brecha. Fica para outra altura...

Abrantes Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário